Fechar Menu
TVCampinas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    TVCampinas
    quinta-feira, julho 3
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    TVCampinas
    Casa»Noticias»Comunicação vs Marketing: Descubra a diferença
    Noticias

    Comunicação vs Marketing: Descubra a diferença

    Colaboração por Renato Cipriano20 abril, 2022 - 10:50:58Atualizado:2 agosto, 2022 - 16:51:26
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    Comunicação e Marketing
    Comunicação vs Marketing: Descubra a diferença
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Existem inúmeras opiniões e teorias em torno da diferença entre Comunicação e Marketing, sejam elas iguais ou não. 

    Ambos geram grande controvérsia a ponto de haver teorias diferentes. 

    Comunicação e Marketing não são a mesma coisa e agora vou te dizer por quê.

    Essas duas ferramentas se complementam e são realmente necessárias para você, sua marca ou negócio, mas seu objetivo principal é completamente diferente. 

    É por isso que é importante saber a diferença, porque você pode confundir seus objetivos. 

    E isso pode levá-lo a pensar que as estratégias de comunicação ou marketing não funcionam e, portanto, que você não deve investir mais tempo ou dinheiro nelas.

    Veja agora a diferença entre marketing e comunicação e suas principais características.

    O que é Marketing?

    Marketing é a disciplina que cuida do relacionamento da sua empresa com seu público ou com o mercado. Assessoria de imprensa o que é. 

    Tem um objetivo final muito claro: vender mais. Portanto, é responsável por estudar e definir os chamados 4P:

    • Produto. Estude o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, o que ele precisa responder, para quem é, como ele difere de outros produtos similares que podem ser da sua concorrência, o que o torna único…
    • Preço. Determine quanto custa o que você oferece depois de analisar o mercado para colocar o preço certo.
    • Partilha. Ele analisa como você vai levar seu produto ou serviço ao cliente, como ele é distribuído, qual o valor que ele traz para os clientes, etc.
    • Promoção. Defina quais estratégias você vai colocar em prática para divulgar seu produto ou serviço.

    Assim, o marketing busca obter um benefício econômico de curto prazo de todas essas ações ou estratégias que você vai implementar. Mas há também outros objetivos mais secundários e igualmente importantes. 

    Por exemplo: nos tornarmos conhecidos, conseguir mais seguidores para crescer nossa comunidade e, portanto, o número de potenciais clientes, ou ganhar visibilidade, entre outros.

    Estratégias de Marketing

    Como eu sei que isso soa muito abstrato, aqui estão alguns exemplos de estratégias de marketing que você pode fazer com o seu negócio:

    1. Uma campanha com ‘influenciadores’. Quando você decide enviar seu produto para uma influenciadora ou convidá-la para experimentar seu serviço, o que você está procurando é que ela fale sobre você para o seu público. Isso permitirá que você entre em contato com sua comunidade e se torne conhecido. Por isso, é importante que você escolha bem os perfis com os quais deseja fazer essas ações para obter bons resultados.
    2. Sorteios ou concursos no Instagram. Neste caso, o propósito pode ser duplo. Por um lado, obter mais seguidores e crescer sua comunidade. E, por outro lado, ter mais visibilidade. Desta forma, alcançará mais pessoas e aumentará as chances de eles comprarem ou contratarem você.
    3. Publicidade paga. Gastar uma parte do seu orçamento anual em publicidade de mídia social como o Instagram também é considerado uma estratégia de marketing. Pagar por mais visibilidade trará mais seguidores e mais algumas compras.

    Mais claro agora? Marketing, no final, o que ele faz é usar diferentes ferramentas e estratégias para ganhar mais dinheiro com seu produto ou serviço.

    Estratégias de marketing precisam de comunicação para serem realizadas porque em todas elas você precisa transmitir ideias, valores etc.

    O que é Comunicação?

    Ao contrário do marketing, o principal objetivo da comunicação é conectar-se com seu público. 

    Com a comunicação você pode transmitir seus valores e essência de marca, se tornar uma referência, estar no imaginário coletivo das pessoas, consolidar seu prestígio de marca, alcançar um público mais amplo. 

    Em suma, ganhe credibilidade.

    É por isso que é tão importante que você conheça bem o seu negócio. Também que você saiba como encontrar o que diferencia sua marca das outras e a torna única.

    Comunicação e Marketing
    Comunicação vs Marketing: Descubra a diferença

    Está em sua história, sua essência e em seus valores onde você encontrará os elementos-chave para se comunicar e se conectar com seu público.

    Sei que não é fácil, que requer tempo e muita capacidade de observação. Mas realmente vale esse tempo de reflexão, porque uma vez que você encontrar a sua história, a comunicação fluirá sozinha. 

    Você vai notar uma mudança, eu lhe garanto.

    Estratégias de comunicação

    Para começar a definir suas estratégias de comunicação e ser claro sobre o que dizer nelas, proponho um exercício. 

    Identifique qual é a sua história, em seguida, explique-a aos seus clientes e seguidores.

    Tente responder às seguintes perguntas, prova social marketing. 

    Como você trabalha? 

    A partir de que emoções você cria seu produto ou serviço? 

    Pergunte a si mesmo o que você sente toda vez que você começa a criar e que sensações e emoções vêm até você cada vez que você faz isso.

    Deixe as sensações fluírem em você e as palavras sairão por conta própria. 

    Acima de tudo, não se esqueça de escrever tudo o que sai e destacar as palavras que se repetem em seu discurso. 

    Estes serão os pontos que marcarão sua história e estarão presentes em suas estratégias de marketing.

    Diferença entre Comunicação e Marketing:

    Veja a diferença entre essas duas disciplinas:

    Comunicação:

    • Trabalha em favor da reputação do seu negócio.
    • Procura construir confiança e lealdade aos seus clientes e/ou seguidores.
    • Transmite os valores e a história da marca.
    • Você tem resultados a médio e longo prazo.

    Marketing:

    • Trabalha para posicionar seu produto ou serviço no mercado.
    • Procura gerar vendas do seu produto ou serviço.
    •  Implementa diferentes ações que ajudam você a alcançar seu objetivo de vendas.
    • Você tem resultados a curto prazo.

    Do que eu preciso? Um plano de comunicação ou um plano de marketing? 

    Você está claro sobre qual é a sua história e como contá-la? 

    Você já trabalhou em uma mensagem que representa você, para compartilhar com seus clientes e seguidores? Sabe quais são as melhores palavras-chave? 

    Você quer ganhar notoriedade e se tornar famoso ou quer expandir os negócios?

    Se você respondeu que quer ser famoso então você já pode entrar com o plano de comunicação porque você está bem conectado à sua essência.

    E a comunicação é a base que você precisa para realmente se conectar com o seu público. 

    Nós podemos te divulgar nos principais canais de mídia.

    Para mais informações entre em contato conosco.   

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Pai Wesley de Ogum expande missão espiritual com templos no Brasil e nos Estados Unidos e lança livro “Despertar da Alma”

    A última noite do maior São Pedro do Brasil teve um mix de forró, piseiro, arrocha, pagode e samba

    Netinho Lins: O paraibano que conecta o Nordeste ao entretenimento nacional

    Diogo Portugal apresenta “Fritada” no Teatro Gazeta nesta terça-feira (01)

    Forró, Sofrência e Músicas românticas esquentam o São Pedro do Brasil

    Mais Lidas

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 18:18:500

    Pai Wesley de Ogum expande missão espiritual com templos no Brasil e nos Estados Unidos e lança livro “Despertar da Alma”

    Renato Cipriano2 julho, 2025 - 17:29:220

    A última noite do maior São Pedro do Brasil teve um mix de forró, piseiro, arrocha, pagode e samba

    Tiago Ghidotti30 junho, 2025 - 23:05:030
    Ultimas Noticias

    Henry & Klauss despertam interesse em famosos com a turnê Illusion Show

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 19:07:030

    Michel Teló com Thais Fersoza, Marcela McGowan ao lado de Luísa Martins, Day e Lara, e Viih Tube com Eliezer estão entre os artistas que levaram a família ao Teatro VillaLobos em São Paulo neste final de semana para o espetáculo de Henry & Klauss A temporada paulista de Henry & Klauss, os maiores ilusionistas da América Latina, segue conquistando fãs e celebridades com o “Illusion Show”, turnê que já se consagra como o melhor espetáculo de ilusionismo da atualidade. Ontem, 29 de junho, Henry & Klauss encerraram a segunda semana de apresentações no Teatro VillaLobos em São Paulo. De

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 18:18:500

    George Henrique & Rodrigo acabam de anunciar mais um nome de peso para o DVD “Uma Nova História”: a dupla Hugo & Guilherme é a segunda participação especial confirmada no projeto, que será gravado no dia 12 de agosto, no Estádio Bezerrão, em Brasília (DF). Conhecidos pela harmonia vocal e por emplacarem diversos sucessos nas plataformas digitais, Hugo & Guilherme somam forças a George Henrique & Rodrigo em uma noite que promete ser histórica. A escolha reforça a proposta do novo DVD: reunir grandes talentos da música sertaneja em um encontro marcado pela emoção, pela intensidade e pela verdade musical

    Lu Oliveira: A Transformação de Big Hair Extension Brilha em Paris com Prêmio Internacional

    Renato Cipriano2 julho, 2025 - 18:13:190

    Conheça a história de sucesso de Luciana Oliveira, a hairstylist que possui o lema ‘Fazer com Fé por quem Sonha’ e que acaba de ser laureada em Paris com o Prêmio Tesoura de Ouro Oficial, na edição internacional denominada ‘Prix Des Ciseaux D’or Paris’, sendo esta considerada a premiação mais consagrada da área da beleza. E foi com muita fé, coragem e o desejo incansável de transformar, que Lu Oliveira construiu a sua história! A paixão pelo cuidado com os cabelos nasceu cedo, quando tinha apenas 16 anos e se encantou por esse universo. Desde então entendeu que a sua […]

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube

    Henry & Klauss despertam interesse em famosos com a turnê Illusion Show

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Lu Oliveira: A Transformação de Big Hair Extension Brilha em Paris com Prêmio Internacional

    Pai Wesley de Ogum expande missão espiritual com templos no Brasil e nos Estados Unidos e lança livro “Despertar da Alma”

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.