Antônio Castro Leva a FOZ à Bienal de São Paulo com Desfile Deslumbrante – TV Campinas
Siga o EGOBrazil nas Rede Sociais

Geral

Antônio Castro Leva a FOZ à Bienal de São Paulo com Desfile Deslumbrante

Publicado a

em

 

O estilista Antônio Castro, criador e idealizador da marca FOZ, realizará um desfile de abertura do 18º Salão do Artesanato, evento que ocorrerá no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro, das 11 às 21h.

O desfile de abertura, que será no dia 28 de agosto, às 19h, no próprio Pavilhão da Bienal, contará com a presença de autoridades e convidados. Logo após o desfile, haverá uma Roda de Conversa, aberta ao público, com o estilista, que discorrerá sobre sua inspiração e seu processo de criação.

Antônio Castro e a FOZ

A marca nasceu em 2020, depois de uma viagem ao longo do São Francisco feita por Antônio Castro. O estilista estudou moda em São Paulo e decidiu que sua marca deveria resgatar os saberes artesanais ancestrais da sua região, trazendo as narrativas das comunidades ribeirinhas, entre as coleções, Peixaria Santo Antônio, O Arraial e Alambique Fantasia. Nestas obras o artista usou técnicas como bordados, cestaria e barro, o que traduz uma moda autoral feita no Nordeste. Em toda a sua jornada, Castro busca valorizar artistas com histórias distintas e narrativas da raiz nordestina.

A Foz é adepta do slow fashion, isto é, uma coleção lançada por ano por respeitar o tempo da produção artesanal autêntica. As peças utilizam o máximo do meio ambiente sustentável e são batizadas com os nomes das bordadeiras (carregam uma tag que informa quem fez e quantas horas levou).

A marca também produz acessórios e mobiliário como a Bolsa Lourdes, feita em bordado boa-noite e couro de cabra de curtimento natural, natural de um pequeno povoado na beira do São Francisco, o que tem importância histórica. Os colares são confeccionados na Ilha do Ferro.

18º Salão do Artesanato
Entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, acontecerá o 18º Salão do Artesanato, das 11 às 21h. Mestres-artesãos e artesãos do país inteiro, entre ceramistas, rendeiras, bordadeiras, artistas plásticos (500 presenciais, mas com trabalhos que representam mais de 1500), se reunirão em um dos maiores encontros do segmento do Brasil.

Com entrada franca e livre para todas as idades, quem visitar o evento poderá acompanhar e (adquirir) manifestações artísticas variadas, de diversões rincões do País, com peças em cerâmica, barro, argila, madeira, fios, capim, palha, metais, tecidos e outros materiais que se transformam em rendas, bordados, esculturas, utilitários, objetos de decoração, acessórios, confecções, móveis, além de gastronomia típica e apresentações musicais com ritmos de todas as regiões do Brasil.

Com uma forte parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, estão sendo selecionados, em 23 estados e no Distrito Federal, os melhores trabalhos artesanais para exposição e venda. O Salão conta também com a participação da Confederação Brasileira de Artesãos (Conart).

O 18º Salão do Artesanato, com exposição e venda de peças de mais de mil artesãos de todo Brasil, conta também com a participação de artesãos selecionados pelo Sebrae TOP 100 Artesanato, importante ação que tem por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do País. A premiação leva em conta critérios de avaliação como qualidade, condições de trabalho, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação. Estar entre as 100 premiadas é um grande privilégio para os participantes, uma vez que, além do reconhecimento nacional, os laureados têm direito de usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato”. Nessa edição do evento, o Sebrae levará artistas de 27 estados.

ROME EVENTOS
Empresa especializada na promoção, planejamento, organização e coordenação de eventos, com foco em feiras comerciais, há 30 anos no mercado. Promotora das maiores e mais tradicionais feiras de Brasília, Expotchê, com 31 edições e o Salão do Artesanato – 17 edições realizadas.

Serviço
Antônio Castro – Desfile de Abertura
18º Salão do Artesanato
Dias 28 de agosto a 1º de setembro – das 11 às 21h
Pavilhão da Bienal – São Paulo
ENTRADA FRANCA
LIVRE PARA TODAS AS IDADES
Entrada franca – www.salaodoartesanato.com.br

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados