Fechar Menu
TVCampinas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    TVCampinas
    domingo, julho 6
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    TVCampinas
    Casa»Noticias»Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América?
    Noticias

    Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América?

    Colaboração por Tiago Ghidotti26 junho, 2024 - 23:39:38Atualizado:27 junho, 2024 - 14:03:22
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América?
    Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América?
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    A competição de seleções de futebol mais antiga do mundo é organizada pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol). Nosso país, conhecido por seu futebol arte, tem uma rica história neste torneio e hoje descobriremos quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América.

    Exploraremos cada uma dessas vitórias, passando por sua história, momentos marcantes, ídolos inesquecíveis e aspectos importantes. Afinal, a Copa América 2024 já está aqui, e os entusiastas em apostas esportivas estão estudando e se preparando para esse grande momento.

    1919 — A Primeira Conquista

    A primeira vitória do Brasil na Copa América ocorreu em 1919, quando o país sediou o torneio pela primeira vez. Na ocasião, o torneio ainda não se chamava Copa América (e sim Campeonato Sul-Americano de Futebol) e foi adiado por um ano devido a uma epidemia de gripe espanhola.

    A seleção brasileira enfrentou o Uruguai na final e venceu por 1 a 0, com um gol de Arthur Friedenreich na prorrogação, considerado por muitos como o primeiro herói nacional.

    1922 — Bicampeonato em Casa

    Em 1922, o Brasil sediou novamente a Copa América, em um torneio comemorativo ao centenário da Independência do Brasil, e conquistou a edição que nos celebrava, consagrando o seu segundo título.

    O campeonato foi marcado por confusões do início ao fim, devido a críticas sobre arbitragem, e no penúltimo jogo três seleções estavam empatadas em sua pontuação: Brasil, Paraguai e Uruguai.

    A equipe Uruguaia desistiu de sua participação, o que levou Brasil e Paraguai a se enfrentarem em uma rodada de desempate, onde por 3 a 0, a seleção Brasileira se consagrou bicampeã, em casa.

    1949 — O Resgate do Futebol Brasileiro

    Após 27 anos sem títulos, o Brasil voltou a vencer a Copa América em 1949, mais uma vez jogando em casa. O campeonato que teve sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foi marcado por vitórias expressivas para a equipe brasileira.

    Com 46 gols em 8 partidas, o Brasil atingiu a incrível média de 5,75 gols por jogo em uma competição histórica, que contou com 131 gols no total.

    1989 — O Renascimento

    Mantendo a tradição de ser campeão em solo brasileiro, porém depois de 40 anos sem conquistar a Copa América, o Brasil voltou ao topo em 1989.

    Na final, o Brasil venceu o Uruguai por 1 a 0, com um gol de Romário, encerrando um dos maiores jejuns da história da seleção em campeonatos continentais.

    1997 — A Supremacia de Zagallo

    Sob o comando de Mário Zagallo, o Brasil conquistou a Copa América de 1997, realizada na Bolívia, ocasião que deu palco a um dos bordões mais famosos do futebol: “Vocês vão ter que me engolir”.

    A seleção brasileira brilhou com craques como Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos e na final, o Brasil derrotou a Bolívia por 3 a 1, com gols de Edmundo, Ronaldo e Zé Roberto.

    1999 — O Show de Ronaldo

    Continuando a contagem de quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América, dois anos depois, o Brasil repetiu o sucesso e venceu a Copa América de 1999, realizada no Paraguai. Sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, a seleção brasileira foi liderada por Ronaldo, que estava em sua melhor forma.

    Na final, o Brasil venceu o Uruguai por 3 a 0, com dois gols de Rivaldo e um de Ronaldo. Este torneio foi marcado por um dos maiores trios de atacantes da história da seleção brasileira, composto por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

    2004 — A Vitória do Jogo Coletivo

    Em 2004, no Peru, o Brasil conquistou a Copa América sob o comando de Carlos Alberto Parreira. A seleção brasileira contou com um elenco misto de jovens talentos e jogadores experientes.

    Na final contra a Argentina, o Brasil empatou por 2 a 2 no tempo normal, com um gol dramático de Adriano nos acréscimos. Nos pênaltis, o Brasil venceu por 4 a 2, com Júlio César defendendo um dos chutes e garantindo mais um título para a seleção.

    2007 — O Triunfo de Dunga

    A Copa América de 2007, realizada na Venezuela, foi mais uma vez vencida pelo Brasil, sob a liderança de Dunga. Na final, o Brasil enfrentou a Argentina e venceu por 3 a 0.

    Nessa ocasião, o Brasil era constantemente desacreditado, pela mídia nacional e internacional, que considerava “impossível” a seleção levar o título, e mais uma vez, demonstramos nossa garra e levamos o oitavo título da Copa América para casa.

    2019 — O Título da Nova Geração

    Em 2019, o Brasil conquistou sua nona Copa América, novamente jogando em casa. Sob o comando de Tite, a seleção brasileira apresentou um futebol organizado e disciplinado, contando com a nova geração de talentos.

    Na final, o Brasil venceu o Peru por 3 a 1, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Este título foi um marco para a seleção, que buscava reafirmar sua capacidade após uma sequência de desastres na Copa do Mundo.

    Agora que você sabe quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América, percebe que cada uma dessas conquistas traz um histórico de superação e luta, similar ao que a seleção enfrenta atualmente. Com isso em mente, já pode preparar seu palpite sobre o próximo campeão da Copa América e torcer para que nossa seleção levante mais uma taça.

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”

    Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade

    Gusttavo Lima abre a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra

    Rainha FAICI 2025 será conhecida neste final de semana

    Matheus & Lorenzo gravam “Referências – Moda e Churrasco” em Chapadão do Sul

    Mais Lidas

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:32:310

    Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:31:220

    Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:31:150
    Ultimas Noticias

    Jeito Moleque entra para o Top 100 das rádios no Brasil com o sucesso “Presentão”

    Tiago Ghidotti5 julho, 2025 - 14:46:110

    Faixa em parceria do Jeito Moleque com Menos é Mais integra ranking das canções mais tocadas do primeiro semestre do ano O grupo Jeito Moleque acaba de conquistar mais um marco importante em sua trajetória. A música “Presentão”, parceria com o grupo Menos é Mais, está na lista das 100 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras entre janeiro e junho de 2025, segundo levantamento da Crowley. A presença no ranking é um feito grandioso que reforça a relevância do Jeito Moleque e a força do pagode no cenário musical brasileiro. A faixa faz parte do DVD “5 por 5”, projeto

    Key Alves está grávida do primeiro filho com o cantor Bruno Rosa e prepara chá revelação

    Tiago Ghidotti5 julho, 2025 - 11:10:150

    Bebê a caminho! A atleta e influenciadora Key Alves e o cantor sertanejo Bruno Rosa anunciaram na tarde desta sexta-feira, 04/07, que estão esperando o primeiro filho(a). Juntos há 1 ano e 3 meses, o casal celebra este novo momento com gratidão e emoção. Key está grávida de 3 meses e o casal já prepara um chá revelação para o momento especial. A descoberta da gravidez aconteceu de forma inesperada, após um jantar em que Key começou a perceber alguns sintomas incomuns. Apesar de já ter tido atrasos no ciclo menstrual anteriormente, ela e Bruno decidiram fazer um teste, e a confirmação veio ainda

    Luan Pereira estreia DVD “Debaixo do Meu Chapéu” parceria com Zé Felipe e MC Tuto

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 22:22:430

    Após reunir mais de 10 mil pessoas em Maringá (PR) para gravar o maior projeto de sua carreira, Luan Pereira dá início oficialmente aos lançamentos do DVD “Debaixo do Meu Chapéu” com uma aposta certeira: a inédita “Apostar Em Você”, em parceria com Zé Felipe e MC Tuto. O single chega às plataformas de áudio na quinta-feira (03), e o clipe oficial será liberado na sexta (04), no canal do Luan no YouTube. O projeto, que já nasceu grandioso e carrega a assinatura criativa e ousada de Luan, simboliza uma nova fase do artista, que aos 21 anos já coleciona

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube

    Jeito Moleque entra para o Top 100 das rádios no Brasil com o sucesso “Presentão”

    Key Alves está grávida do primeiro filho com o cantor Bruno Rosa e prepara chá revelação

    Luan Pereira estreia DVD “Debaixo do Meu Chapéu” parceria com Zé Felipe e MC Tuto

    CountryBeat grava seu primeiro DVD em grande estilo com participações de peso

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.